quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SEGUINDO EM BUSCA DAS IRMÃS DE ALICE, MINHA MÃE

FINALMENTE, HOJE IREI CONHECER MINHAS TIAS, QUE RESIDEM EM CAPELA DO ALTO ALEGRE. O DIA DE ONTEM, VISITEI O DISTRITO DE ALMAS E A CIDADE DE CONCEIÇÃO DO COITÉ.  É UMA CIDADE PROGRESSISTA, CHEGA-SE POR UMA AUTO ESTRADA MUITO BEM CUIDADA, BOM ASFALTO E BOA SINALIZAÇÃO. HÁ MUITAS LOJAS, PRÉDIOS DE FIRMAS, FARMÁCIAS, SUPERMERCADOS, UM CENTRO CAMELOS, MUITO BEM ORGANIZADO, ONDE SE ENCONTRA DE TUDO. FUI ATÉ O MERCADO, ONDE SE MISTURA DE TUDO, BOXES DE FARINHA, CARNE DE SOL, CABRITO E OUTRAS IGUARIAS DA TERRA, EM SEU INTERIOR AINDA HÁ DIVERSAS BARRACAS ONDE SE DEGUSTA UMA BOA LOURA GELADA, ACOMPANHADA DE UM CHOURIÇO OU SARAPATEL IGUARIA PREPARADA COM SANGUE E VÍSCERAS DE PORCO OU CARNEIRO. HUM.... É UMA DELÍCIA. POETAS, CANTADORES DE CORDEL E CASOS, SE MISTURAM A OUTROS PERSONAGENS E APRECIADORES DE UMA BOA PINGA DA TERRA.
AS DUAS HORAS DA TARDEACOMPANHADO DE EUGÊNIO, SUA ESPOSA E MAIS OUTRO PRIMO, ACHO QUE O SEU NOME É GREGÓRIO. OCHENTE, É MUITO PARENTE, NÃO CONSEGUI,  GUARDA O NOME DE TODOS. O AUTOMÓVEL DE EUGÊNIO, PERCORRIA VELOZMENTE O NEGRO ASFALTO LISO RUMO AOS HORIZONTE. PASSAMOS SOBRE A PONTE NO RIO JACUÍPE. É UMA PENA O RIO ESTÁ POLUÍDO NAS ÁREAS URBANAS. É UM GRANDE RIO E MUITO IMPORTANTE PARA A REGIÃO. APÓS PARAMOS PARA ABASTECER O CARRO, CHEGAMOS NA PRÓXIMA CIDADE, ONDE FIQUEI CONHECENDO UMA PRIMA, QUE JÁ NOS DEU NOTICIAS SOBRE DUAS IRMÃS DE ALICE. EM POUCO MENOS DE UMA HORA, CHEGADOS AO DESTINO. O CARRO PERCORREU UMA LONGO AVENIDA URBANIZADO COM PARALELEPÍPEDOS. EUGÊNIO PAROU O CARRO, E FOMOS ATÉ A UMA OFICINA, ONDE ABORDAMOS UM SENHOR MUITO IDOSO. ERA O SEU PINTO. APÓS EXPLICAR OS MEUS OBJETIVOS, QUE ERA A BUSCA DE IRMÃS DE MINHA MÃE. ELE ME INDAGOU O NOME. É ALICE,  CASADA COM RAFAEL FERREIRA LIMA, LHE RESPONDI. DE PRONTO ELE DISSE, EU CONHECI O RAFAEL, ELE FOI CRIADO PELO FERREIRA UM TIO DELE. CHEGA, MAIS GENTE, VAMOS LÁ PARA A MINHA CASA. MUITAS HORAS DEPOIS DE BOA CONVERSA, ELE ME APRESENTOU A SUA ESPOSA LAURINDA, PRIMA DE MINHA MÃE. DE POSSE DAS INFORMAÇÕES, FOMOS EM BUSCA DE DUAS IRMÃS DE ALICE. ANTES PASSAMOS PELA PRAÇA, ONDE ENCONTRAMOS OUTRA LAURINDA, QUE VINHA A SER MINHA PRIMA. LAURINDA NÓS LEVOU A CASA DA MÃE DE UM VEREADOR, MAS ELA NÃO NOS RECEBEU MUITO BEM. CHEGAMOS A CASA DE ALMIR, FILHO DE HELÓIDE, QUE MORA EM FEIRA DE SANTANA. BOA CONVERSAS E MUITAS INFORMAÇÕES O ALMIR NOS FORNECEU, SOBRE SUA MÃE E UMA TIA DE NOME IRENE (FEIRA DE SANTANA). ACABAMOS VOLTANDO A PRIMEIRA CASA ONDE UMA OUTRA SENHORA NOS RECEBEU MUITO BEM, DE PRONTO ELA ME RECONHECEU. DISSE, ELA, VOCÊ NÃO É O JAYME, FILHO DE ALICE E RAFAEL RESPONDI, SIM SOU O JAYME. PUXA VOCÊ SAIU DAQUI COM UM ANO COM SEUS PAIS PARA MORAREM EM FEIRA DE SANTA. COMO VAI A VEINHA, ERA ASSIM QUE O MEU PAI CHAMAVA A MINHA MÃE. HOJE ELA ESTÁ COM NOVENTA E TRÊS ANOS, MAS ESTÁ MUITO BEM. PUXA ESTOU MUITO CONTENTE POR VOCÊ VIM NÓS VISITA. ELA NOS PEDIU DESCULPAS, PELO PRIMEIRO ENCONTRO, A OUTRA SENHORA FICOU COM MEDO E RECEIO EM PRESTAR INFORMAÇÕES. VOLTAMOS A CASA DO ALMIR, ELE NOS APRESENTOU A SUA ESPOSA, QUE TINHA CHEGADO DE SALVADOR. ELE É ESCULTOR ESCULPIR EM MADEIRAS, QUE ELE ABANDONAS NOS SERTÕES É UM EXCELENTE GRAVADOR E ENTALHADO SEUS TRABALHOS NÃO FICA NADA A DEVER A GRANDE ARTISTAS, A ESPOSA TRABALHA COM ARRANJO SEUS TRABALHOS SÃO MARAVILHOSOS.
CHEGAMOS, A RUA TIRADENTES E NÓS DIRIGIMOS A CASA DE ENÉSIA, MINHA TIA. FUI RECEBIDO POR SEU FILHO MAIS VELHO.  APÓS   ME   APRESENTA, FUI MUITO BEM RECEBIDO POR ELA, QUE HÁ MUITO NÃO ME VIA. NA CASA HAVIA MUITAS CRIANÇAS NA CASA. A CASA É MUITO SIMPLES MAIS BEM CUIDADA.  O AZUL CELESTE PREDOMINAVA EM SEU INTERIOR. O AZUL É A COR PREFERIDA DE MINHA MÃE.A NOITE JÁ AVANÇAVA, NÃO PUDE FICAR MUITO TEMPO, NOS DESPEDIMOS COM GRANDE EMOÇÃO, MAS SEM ANTES PROMETER QUE TRARIA A MINHA MÃE  NA PRÓXIMA VISITA. DISSE, ELA QUE ESTE ERA O OBJETIVO, E QUE EM BREVE ALICE, LHE FARIA UMA VISITA. LAURINDA, APÓS FECHAR O SEU COMÉRCIO, NOS LEVOU PARA CONHECER SUA RESIDÊNCIA E FAZER UM LANCHE . NÓS OFERECEU HOSPEDAGEM. LOGO ESTÁVAMOS NA ESTRADA DE VOLTA A CHAPADA DE RIACHÃO DE JACUÍPE.  MEU CORAÇÃO TRANSBORDAVA DE ALEGRIA E SATISFAÇÃO, POR SER TÃO BEM RECEBIDO POR PESSOAS QUE PARA MIM ERAM ESTRANHOS.  ATÉ BREVE CAPELA DO MONTE ALEGRE.            

Nenhum comentário:

Postar um comentário