segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CHAPADA - IGREJA DE SANTA TEREZINHA


IGREJA DE SANTA TEREZINHA EM CHAPADA

Já, estou há vários dias em chapada a cidade cresceu muito, desde à minha última visita trinta anos atrás (década dos anos oitenta), a cidade se desenvolveu. Ainda conservas as velhas casas no entorno da igreja, são centenárias, algumas se tornaram casas de negócios (farmácias, sorveteria, açougues e mercearias. Há pequeno números de bares, onde os que adoram saborear uma boa loura gelada, comparecem em busca de novas amizades e um bom papo. As novas resídências são modernas e confortaveis, e mostra o padrão de vida sustentavel por todos os os moradores. Um novo conjunto de novas residências num total de cinquênta, foi edificado pelo programa do governo federal, minha casa minha vida. A coleta de lixo e a varrição, é feita diariamente sempre pela manhã. Existem equipamentos municipais, como quadra de esportes, mercado modelo e escolas públicas. Igrejas evangélicas, estão se estabelecendo. A localidade conta com serviços de ônibus, que faz a linha Salvador a Conceição de Coité, três vezes ao dia, pela manhã, tarde e a noite.Os filhos da terra mais jovens, buscam outras cidades do País, para fins de trabalho. A preferida é a cidade de São Paulo. Os que voltam, trazem consigo os vícios da cidade grande. Os jovens, gostam de mostra poder com seus carros envenenados equipados com poderoso sistema de som. As motos também tem sua preferência. Nos bares sempre surgem pequenas confusões. O mais temido é o Paulão, individuo de grande porte que contando se aborrecer, munido de um facão, aterroriza a todos com gestos ameaçadores, lá pelos idos de março investido de muito fúria para ser contido pela polícia, levou vários tiros nas pernas. Durante a minha permanência na região, ficou vários dias desaparecido por conta de uma desavença com outro jovem. É uma lenda e é muito querido por todos, o povo se preocupa com ele. O costume de usar o facão, se dá por motivos culturas, devido na década de sessenta o filme Caipora, filmado na localidade, mostra em seu final um ferrenha briga de facão entre o bem e o mal, interpretado por dois personagem no filme.Conheci novos parentes em visita ao mercado, todos pessoas especiais, que me acharam muito parecidodo com o meu tio Joel. Eugênio me levou para conhecer suas tarefas de terras e a um pequeno lago onde as pessoas se utiliza de suas águas. Este lago foi uma das locações do filme O Caipora. Minha jornada está chegando ao fim. Na manhã seguinte partirei para outra cidade conhecida como Capela do Monte Alegre, onde minha mãe nasceu em busca de suas irmãs. Grande parte da comunidade é católica, e vão em massa as missas na igreja de Santa Terezinha, venerada na  região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário