domingo, 23 de janeiro de 2011

RIACHÃO DE JACUÍPE/CHAPADA - BAHIA

Rua frontal na CHAPADA _ Situada no largo onde está localizada a Igreja de Santa Terezinha. Está é a minha quarta visita a localidade. A primeira visita, se deu quando eu tinha dezeseis anos, aí pelos anos da década 60. A cidade era mais primitiva. Nesta época estavam filmando o filme O Caipora. Grande maioria dos habitantes participaram das filmagens, inclusive os meus tios. Fizeram vários personagens. A segunda viagem não cheguei a Chapada devidos aos transtorno da viagem. A condução era muito precária. O real motivo foi que sentou se ao meu lado um padre do sertão, e lá pelas tantas embarcou uma família com cerca de nove a onze crianças, e se posicionaram ao lado do senhor de batina empoeirada de poeira. As crianças começaram a chorar. Saltei no meio da estrada a contra gosto do motorista do ônibus. A terceira se deu pelos idos da década dos anos 80. Desta vez cheguei. Após me endificar a uma tia, que possuia um bar, fui apresentado ao meu tio Joel, irmão mais velho do meu pai RAFAEL. Eu, que achava que não tinha parentes, passei boa tarde do dia, sentado na praça em uma cadeira destas antigas. Foi a confraternização mais importante de minha vida, passei o dia conhecendo os parentes. A quarta se deu agora no ano 2010, precisamente em novembro. Desta vez havia dois tipos de condução ônibus e carros de passeio (funcionam como lotação). A cidade de Riachão de Jacuípe, se desenvolveu bastante. Mais seus habitantes continuam poluindo o rio Riachão de Jacuípe. É grande a quantidade de lixo em seu leito. A cidade conta agora com uma boa rodoviária, banco, variado tipos de casas comércias, casas de acesso a internet, restorante, pizzarias, residências modernas e um bom hotel, logo que se entra na principal rua da cidade. É um povo prospero e hospitaleiro.
Ao chegar em Chapada, o meu primeiro contato foi com uma pessoa  que não era meu conhecido. Perguntei, a onde eu poderia achar uma pousada, ele riu, e respondeu, aqui na Chapada moço, o senhor não vai achar local para almoçar, conto mais pousada. Após, perguntou, o senhor é parente de quem. Respondir, sou filho de Rafael Ferreira Lima. Ele de pronto respondeu, não se aveche não o senhor está em casa, ali mesmo tem um primo seu, e apontou para um senhor magro de altura média. Primos e primos, apresentados, este me levou a casa do meu tio Joel, onde me apresentou a uma de suas filhas, que me recebeu muito bem, após conheci suas filhas PRINCEZA E ROBERTA. Princeza, me levou até a merceária LIMA E LIMA, onde fui apresentado ao primo EUGÊNIO e esposa. Conheci muita gente, mais não tenho como cita-los nominalmente, pois, perdir minha agenda, onde eles estavam relacionados, quando dias depois estava em Salvado em retorno para Nova Iguaçu-RJ. Desejo a todos que este ano de 2011, sejá de paz, saúde e prosperidade para todos. E que o PAULÃO, tenha tomado juízo.

Um comentário:

  1. Oi, estava aqui perguntando a mim mesma: Meu Deus quem será este Paulão que anda com facão e levou tiros nas pernas? Aqui não tem ninguém com esta descrição, será que realmente é a Chapada que moro? As fotos provam que sim. Acabei de mim lembrar não é Paulão é Carlão e ele está calmo sim. rsrsrsrs

    ResponderExcluir